Muitos dos aforismos meteorológicos utilizados pelos
navegadores, são úteis e estão relacionados com as sequências de alterações de
vento, meteorologia, nuvens e pressão.
“Quando o vento ronda
no sentido
anti-horário, e o
mercúrio do barómetro
cai, prepara-te, pois
aproximam-se
tempestades e
borrasca.”
O aforisma acima, combina os sinais de uma queda de pressão
e de vento a rondar no sentido anti-horário, para fornecer uma indicação muito
fiável de ventos fortes integrando uma depressão que se aproxima.
Parece-me a melhor forma de dar o pontapé de saída para o
próximo bordo, que terá haver, naturalmente, com meteorologia.
Não pretendo uma abordagem muito profunda, mas relembrar e
sistematizar alguns conceitos que são demais importantes, quer para a leitura e
interpretação dos boletins meteorológicos, leitura de cartas de tempo ou mesmo
construir a nossa própria carta de tempo.
Assim, nada como começar por alguns conceitos básicos,
fontes e definições.
Para se fazer previsões meteorológicas com rigor e com um ou
mais dias de antecedência é essencial ter em consideração o que está a
acontecer nas diversas partes do mundo.
Desta forma, informações detalhadas sobre vento, pressão,
temperatura, etc, são recolhidas por largos milhares de estações em terra, no
mar e balões, para posterior processamento e desenho das referidas previsões.
Esta imensa quantidade de informação coordenada, processada
e analisada pela OMM (Organização Mundial de Meteorologia http://www.wmo.int/pages/index_en.html),
provavelmente a mais eficiente das agencias das Nações Unidas.
As fontes das informações meteorológicas são variadas no
formato e com objectivos destintos. Por rádio e televisão temos previsões e
informação para o público em geral. Não é de todo suficiente para que pretende
se fazer ao mar.
Na Europa consegue-se ter informação muito detalhada
publicada em listagens pelos próprios países sobre as suas zonas costeiras e
oceânicas, bem como nos EUA, entre outros.
Para as zonas que não tem esta cobertura, há serviços,
nomeadamente online que dispõe desta informação a nível mundial, com maior ou
menor detalhe, consoante as zonas. Detalhes sobre horas, as frequências e o
conteúdo dos principais serviços por rádio, telefone ou fac-símile, podem ser
encontrados nas listas das rádio ajudas.
O NAVTEX proporciona uma recepção automática a bordo, numa
única frequência internacional – 518 kHz – de uma previsão marítima impressa,
duas vezes por da, e de aviso de tempestade relevantes assim que são
promulgados.
A informação inclui avisos de navegação entre outros e está
disponível na maior parte do mundo. Os detalhes sobres as transmissões, horas,
indicadores de mensagem, etc, podem ser encontrados nas listas de rádio ajuda.
etc....
O GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System), do
qual o NAVTEX é parte integrante, fornece a bordo informação meteorológica e de
segurança via satélite (Inmarsat) Standart-C. Os detalhes sobres as
transmissões, horas, indicadores de mensagem, etc, podem ser encontrados nas
listas de rádio ajuda.
Vários fornecedores do serviço-
Os termos da terminologia usada nos boletins meteorológicos,
felizmente e em particular na componente marítima, é aceite internacionalmente.
Vou desenvolver a terminologia necessária para entender a
informação meteorológica dos boletins e de onde ela vêm.
A ver alguns termos:
- uma área de baixa pressão: baixa, depressão ou ciclone ;
- uma área de alta pressão: alta ou anticiclone;
- uma crista de altas
pressões, é uma extensão de alta e encontra-se muitas vezes entre duas
baixas;
- um vale depressionário
é uma extensão de uma baixa;
- uma frente quente
é a frente principal de uma massa de ar quente que avança;
- uma frente fria
é a frente principal de uma massa de ar frio que avança;
- uma frente oclusa é
uma frente, quente ou fria, resultante de uma frente fria que alcança uma
frente quente e empurra todo o ar quente para cima;
- uma isóbara é
uma linha que liga pontos de igual pressão;
- o vento gradiente de
pressão, ou apenas vento gradiente,
é o vento que se mede a partir de uma carta de vento.
Vide glossário mais detalhado em Instituto
de Meteorologia, IP
Diz-se que uma depressão está a cavar quando a sua pressão no centro está a baixar, sendo portanto
de esperar que ocorra um aumento de vento e de chuva. Numa depressão que enche passa-se o contrário. A depressão complexa apresenta mais que um centro de
baixas pressões.
Diz-se que um anticiclone está a intensificar se a depressão central estiver a aumentar, ou que está
a enfraquecer, se a pressão estiver a
diminuir. Se a pressão estiver a descer muito rapidamente, diz-se que está em colapso.
Definição da velocidade do movimento de uma
depressão ou anticiclone:
Lento
|
até 15 nós
|
Constante
|
15 a 25 nós
|
Pouco rápido
|
25 a 35 nós
|
Rápido
|
35 a 45 nós
|
Muito rápido
|
mais de 45 nós
|
A direcção do vento é dada usando pontos da agulha ou graus
e é sempre a direcção de onde o vento sopra.
- oito pontos principais, normalmente usados em previsões:
- 32 pontos correspondentes à divisão em quartas, usados em
boletins de observação. Em rigor, o registo nos boletins é feito em dezenas de
graus, isto é de 10 em 10 graus, enquanto a divisão em quartas corresponde a
uma divisão de 11º25’;
- agulha com 360º.
Em previsões para as áreas marítimas, a intensidade do vento pode
ser dada tanto na escala de Beaufort, como em nós o metros por segundo, vide
quadro abaixo.
Termos usados para as previsões na intensidade do vento:
Descrição
|
Escala de Beaufort
|
Calma
|
0
|
Fraco
|
1 a 3
|
Moderado
|
4
|
Fresco
|
5
|
Forte
|
6 a 7
|
Muito forte
|
8
|
ESCALA DE BEAUFORT
PARA A FORÇA DO VENTO
Força
|
Descrição
|
m/s
|
km/h
|
nós
|
Aspecto do mar
|
Efeitos em terra
|
0
|
Calma
|
<0,3
|
<1
|
<1
|
Espelhado
|
Fumo sobe na
vertical
|
1
|
Aragens
|
0,3 a 1,5
|
1 a 5
|
1 a 3
|
Formam-se escamas
na superfície
|
Fumo indica
direcção do vento
|
2
|
Fraco
|
1,6 a 3,3
|
6 a 11
|
4 a 6
|
Formam-se pequenas
cristas
|
As folhas das
árvores movem; os moinhos começam a trabalhar
|
3
|
Bonançoso
|
3,4 a 5,4
|
12 a 19
|
7 a 10
|
Formam-se pequenas
vagas, as cristas começam a rebentar
|
As folhas agitam-se
e as bandeiras desfraldam ao vento
|
4
|
Moderado
|
5,5 a 7,9
|
20 a 28
|
11 a 16
|
Formam-se pequenas
vagas com tendência a aumentar, numerosas cristas brancas.
|
Poeira e pequenos
papéis levantados; movem-se os galhos das árvores
|
5
|
Fresco
|
8 a 10,7
|
29 a 38
|
17 a 21
|
Vaga moderada,
cristas brancas em todas as direcções; alguns borrifos
|
Movimentação de
grandes galhos e árvores pequenas
|
6
|
Muito Fresco
|
10,8 a 13,8
|
39 a 49
|
22 a 27
|
Começam a formar-se
vagas grandes, aumenta o número de cristas brancas; borrifos abundantes
|
Movem-se os ramos
das árvores; dificuldade em manter um guarda chuva aberto; assobio em fios de
postes
|
7
|
Forte
|
13,9 a 17,1
|
50 a 61
|
28 a 33
|
O mar cresce e a
espuma branca das vagas que rebentam começa a fazer riscos
|
Movem-se as árvores
grandes; dificuldade em andar contra o vento
|
8
|
Muito Forte
|
17,2 a 20,7
|
62 a 74
|
34 a 40
|
Vagas de grande
comprimento; a espuma das cristas é arrastada pelo vento, originando riscos
muito bem marcados
|
Quebram-se galhos
de árvores; dificuldade em andar contra o vento; barcos permanecem nos portos
|
9
|
Tempestuoso
|
20,8 a 24,4
|
75 a 88
|
41 a 47
|
Vagas muito alta,
começando a enrolar, os borrifos afectam a visibilidade
|
Danos em árvores e
pequenas construções; impossível andar contra o vento
|
10
|
Temporal
|
24,5 a 28,4
|
89 a 102
|
48 a 55
|
Vagas muito altas
com cristas a ressaltar; a espuma resultante é levada pelo vento; o mar fica
todo branco; a rebentação fica muito forte e provoca choques; visibilidade
afectada
|
Árvores arrancadas;
danos estruturais em construções
|
11
|
Temporal Desfeito
|
28,5 a 32,6
|
103 a 117
|
56 a 63
|
Vagas
excepcionalmente altas; o mar fica coberto de longas listas de espuma que se
estendem na direcção do vento; os topos das cristas das ondas são espalhados
em espuma por todo o lado; visibilidade afectada
|
Estragos
generalizados em construções
|
12
|
Furacão
|
>32,7
|
>118
|
>64
|
O ar fica cheio de
espuma e borrifos; mar completamente branco com borrifos à deriva;
visibilidade seriamente afectada
|
Estragos graves e
generalizados em construções
|
ESCALA DE BEAUFORT
PARA A VELA
Força
|
Descrição
|
1
|
Condições de deriva
|
2
|
Necessidade de velas grandes para apanhar brisas
|
3
|
Grandes velas
|
4
|
Reduzir velas de proa e/ou vela grande para equilibrar o barco
|
5
|
Reduzir velas de proa. Rizar a grande. O vento contra a corrente de
maré, torna-se perigoso
|
6
|
Menos velas. O vento contra a corrente de maré, torna-se muito
perigoso
|
7
|
Rizar vela grande e estai pequeno
|
8
|
Rizar totalmente a grande. Estai de mau tempo
|
9
|
Estai de mau tempo e vela triangular de mau tempo ou apenas estai de
mau tempo
|
10
|
Condições de sobrevivência
|
São avisos de tempestade:
- muito forte – se
estiverem previstos um crescimento da intensidade média do vento até uma força
de 8 (34 nós) ou superiores, ou rajadas superiores a 43 nós, com correntes de
ar instáveis e aguaceiros, podendo ocorrer rajadas superiores a 43 ou mais nós;
- tempestuoso – se
o vento esperado tiver força 9 (41 nós) ou superior, ou se forem esperadas
rajadas superiores a 52 nós;
- temporal – vento
médio esperado tiver força 10 (48 nós) ou superior, ou se forem esperadas
rajadas superiores a 62 nós.
As palavras que se seguem, tem significados precisos:
- iminente – nas seis horas seguintes
à publicação do aviso;
- breve – entre 6 a 12 horas após a
publicação do aviso;
- tarde - entre 12 a 24 horas após a
publicação do aviso.
A visibilidade é descrita da seguinte
forma:
Descrição
|
Extensão da
visibilidade
|
Boa
|
Mais do que 5 milhas náuticas
|
Moderada
|
Entre 2 a 5 milhas náuticas
|
Fraca
|
Entre 1.000 metros e 2 milhas náuticas
|
Nevoeiro
|
Inferior a 1.000 metros
|
Em previsões da visibilidade para áreas terrestres,
as limitações são inferiores e com a seguinte descrição:
Descrição
|
Extensão da
visibilidade
|
Nevoeiro
|
200 a 1.000 metros
|
Nevoeiro cerrado
|
Menos de 200 metros
|
Nevoeiro denso
|
Menos de 50 metros
|
O tempo meteorológico geralmente não é
incluído nos boletins das estações automáticas. Nos boletins em que aparece, o
seu significado é óbvio, chuva, neve, granizo, etc.
A análise geral da pressão e tendência barométrica,
costuma fornecer os valores no centro dos sistemas mais importantes, quando as
estações costeiras fornecem valores e tendência de valores registados.
A unidade de medida internacional é o hectopascal, por vezes
também designado por milibares.
Descrição
|
Tendência de
pressão
|
Mantendo-se
|
Variação inferior a 0,1hPa em 3 horas
|
|
|
Subindo lentamente
(Descendo lentamente)
|
Variação entre 0,1 e 1,5 hPa nas últimas 3 horas
|
|
|
Subindo
(Descendo)
|
Variação entre 1,6 e 3,5 pHa nas últimas 3 horas
|
|
|
Subindo rapidamente
(Descendo rapidamente)
|
Variação entre 3,6 e 6,0 pHa nas últimas 3 horas
|
|
|
Descendo agora
(Subindo agora)
|
Variação subindo para descendo (ou vice-versa) nas últimas
3 horas
|
Estado do mar:
Descrição
|
Altura das Vagas
(metros)
|
Estanhado
|
0
|
Chão
|
0 a 0,1
|
Pequena vaga
|
0,5 a 1,25
|
Cavado
|
1,25 a 2,5
|
Grosso
|
2,5 a 4
|
Alteroso
|
4 a 6
|
Tempestuoso
|
6 a 9
|
Encapelado
|
9 a 14
|
Excepcional
|
Superior a 14
|
Por último a simbologia das cartas:
Sem comentários:
Enviar um comentário