SOLAS
(Safety Of Life At Sea)
(Safety Of Life At Sea)
Em resultado do famoso naufrágio do Titanic, onde se realça que na
época este tinha sido desenhado e construído com as últimas técnologias no que
se refere à segurança, como a compartimentação (os chineses já construíam os
juncos antes do séc.XV com compartimentação ...), portas estanques, estação de
rádio, etc., e que apesar disso não evitou que largas centenas de vidas se
perdessem, realizou-se em 12 de Novembro de 1912 em Londres a primeira
Conferência Internacional sobre a Segurança no Mar.
Assinada em 30 de Janeiro de 1914 por vários representantes de
nações marítimas, a conferência definiu os requisitos mínimos para embarcações
de passageiros relativamente a equipamento de salvação a bordo e de
transmissões. Uma segunda conferência teve lugar em Londres a 16 de Abril de
1929 na qual participaram representantes de 18 nações. Nesta alargaram-se as
medidas de segurança aos navios de carga e acrescentou-se a protecção contra
incêndios nos navios. Em 1933 a convenção foi ratificada e o SOLAS entrou
em vigor pela primeira vez.
Incêndios e outros acidentes ocorridos em alguns navios de passageiros provaram que as medidas em vigor eram insuficientes. Na terceira convenção do SOLAS em 1948 foram adoptadas três resoluções, propostas das medidas que a Inglaterra, os Estados Unidos e a França tinham então, acrescidas de outros pormenores. Esta revisão, conhecida por SOLAS 48, entrou em vigor a 19 de Novembro de 1952.
Em 1960 numa nova conferência, o SOLAS 48 foi
revisto e algumas alterações efectuadas, no que resultou o SOLAS 60,
que entrou em vigor em 26 de Maio de 1965. Em Novembro de 1966 especialistas de
46 países propuseram alterações e algumas emendas nas normas existentes,
nomeadamente na protecção aos incêndios a bordo. Em navios construídos sob as
normas de 48 envolveu por vezes alterações nas estructuras.
O SOLAS 74 entrou em vigor em 25 de Maio de 1980
e foi incorporando várias alterações sobre segurança. Todos os quatro anos o
sistema é alterado e revisto tendo em conta a evolução nesta área de segurança
no mar.
As especificações do SOLAS resultam num extenso
documento com especificações em diversa matéria nesta área de segurança
marítima:
- Estruturas, estabilidade, motores, instalações
eléctricas
- Protecção contra incêndios, meios de detecção e
extinção
- Salvamento (treinos, procedimentos, equipamento, etc.)
- Comunicações rádio (instalações, equipamento, energia,
operadores, etc.)
- Segurança da navegação, carga, transporte de carga
perigosa
- Navios núcleares, navios de alta velocidade
- Medidas especiais para melhorar a segurança marítima
Em Fevereiro 1999 entrou em
vigor o GMDSS, desenvolvido pela IMO, que alterou o sistema de comunicações e
de emergência nível mundial. Este sistema tem vindo a ser implemantado
gradualmente.
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