Para fazer um cruzeiros temos que ter um programa, um
correspondente em terra, uma tripulação e, claro está, um veleiro!
Para conseguirmos ter um programa, temos
- um objectivo comum partilhado por todas as pessoas a bordo
da embarcação;
- nunca colocar em perigo a tripulação, fazendo navegações
que, manifestamente, estejam acima das capacidades técnicas, físicas e
psicológicas da tripulação;
- modestamente optar sempre pelos limites mínimos da
capacidade da embarcação;
- definir o programa com base em documentação náutica
completa e atualizada;
- que possa ser alterado em função da evolução das condições
meteorológicas.
Um programa para um cruzeiro deve responder a estas quatro
questões:
- qual a duração do período de navegação entre o porto de
partida e o de chegada;
- a tripulação tem experiencia para este período de
navegação;
- existe um porto ou local de abrigo entre a origem e o
destino caso surja um perigo imprevisto;
- caso não se verifique o anterior, qual a alternativa, para
o mesmo período de navegação.
O correspondente em terra deverá ser alguém
- com experiencia de mar e capaz de acompanhar e reagir á
meteorologia que a tripulação está a viver no mar;
- respeitar escrupulosamente o protocolo de comunicações estabelecido
com a tripulação;
- estar em posse da check-list de segurança, que deverá ser
comunicada ás autoridades competentes em caso de perigo.
Num cruzeiro, não há melhor garantia que uma tripulação que
tenha a capacidade de agir para a sua própria segurança.
Uma tripulação deve
- ser comandada por um skipper competente nas regras e
técnicas de navegação, meteorologia, oceanografia, manutenção naval, segurança
e socorrismo;
- conhecimentos nas medidas a tomar no que concerne a vida
humana no mar, como os perigos de homem ao mar, incendio, inundação, evacuação,
etc;
- conhecimentos necessários para evitar o abalroamento e
todo e qualquer tipo de colisão;
- saber dar resposta a avarias de aparelho e leme.
Por último, o veleiro deve
- estar adaptado ás capacidades da tripulação;
- em condições de navegar em segurança;
- devidamente aparelhado e equipado;
- ter a bordo ferramentas e sobressalentes necessários para
qualquer avaria no mar, nomeadamente de motor;
- ter a bordo o equipamento necessário para avarias graves
como de aparelho, inundação, leme, etc;
- ter em perfeitas condições todo o equipamento de segurança
obrigatório, e se possível melhorado, alerta, sinalização, comunicação, tudo o
que possa salvaguardar a sobrevivência da tripulação.
O check-list de segurança deve estar na posse do
correspondente em terra, como deve ser entregue uma cópia ás autoridades
competentes no porto de partida.
Check-list da informação a prestar aos serviços de ajuda e salvamento:
1 – Nome, morada, telefone(s), fax, e-mail do correspondente
em terra.
2 – Descrição do veleiro:
Nome do veleiro
Porto onde está registado
Número de matricula
Nome, morada, telefone(s), fax, e-mail do armador
Tipo de veleiro (sloop, ketch, iole, ...)
Tamanho
Linha de água
Cor do casco
Cor das velas
Fabricante
Modelo
Tipo de leme (roda/barra)
Marca do motor
Modelo do motor
Potencia do motor
Capacidade do tanque de combustível
Quantidade de combustível embarcada
Autonomia
3 – Descrição da tripulação:
Número de tripulantes a bordo
Identificação do skipper
Nome dos tripulantes e indicar a idade, sexo, morada (outros contactos).
Os números de todos os telemóveis a bordo
Indicar se algum dos tripulantes sofre de algum problema de
saúde e qual.
4 – Material de segurança a bordo
Coletes e arnês
Boia(s) de salvamento
Lanterna estanque
Projetor estanque
Equipamento pirotécnico
Espelho
Bandeiras do CIS (Código Internacional de Sinais) “n” e “c”
Todo o equipamento obrigatório para a classe da embarcação
MMSI
Indicativo rádio
VHF fixo e portátil
ASN
INMARSAT
Balsa salva vidas
EPIRB
Saco de abandono de embarcação
Reserva de sobrevivências de água e comida
5 – Informação fundamental aos meios de salvamento
Data e hora do último contacto efectuado
Data e hora do último contacto previsto
Porto de porto e porto de destino
Data e hora departida
Data e hora estimada de chegada
Data e hora prevista da chegada
Rota programada
Rota alternativa programada