terça-feira, 4 de outubro de 2011

Anti-vegetativos de ultrassons – 2



No seguimento do post sobre os Anti-vegetativos de ultrassons publicado no passado dia 30 de Setembro, posso adiantar alguns elementos sobre a instalação do equipamento do meu amigo que referi.

A ver,

Embarcação, Bavaria 44’
Anti-vegetativo pintado á 16 meses
Última limpeza de casco antes da montagem do ultrassons: 18 semanas
Local: águas quentes, propícias ao desenvolvimento de vida, Luanda
Obs.: na verdade parecia um coral..... o casco tinha vida própria!

Foi instalada a solução da Ultrasonic, com dois emissores, 12/220V.

Desde a sua montagem, faz cerca de 4 semanas, nunca foi desligado.

Inspeção feita ao casco no decorrer deste fim-de-semana, verifica-se que este se encontra limpo de cracas, a D. Chica da Terceira ficou sem petisco, apresentado a referida película de micro algas, parece gordura, que se remove facilmente com a passagem de um esfregão.

O patilhão apresentava algumas cracas de fácil remoção.

O hélice ainda apresentava alguma sujidade.

Como previsto, onde o equipamento se mostrou menos eficaz foi no leme e seguramente pelas razões que já foram apontadas no referido post.

O verão está a entrar em Angola e a verdadeira prova de fogo vai ser agora.

Na verdade parece ser uma boa solução, voltarei a este tema, á medida que o tempo for passando e tenhamos mais elementos.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo BMW Oracle AMC descola....


Monstro voador da BMW / Oracle para a America's Cup, com uma asa rigida de 57 mestros de altura, duas vezes a asa de um 747....

Fact Sheet – BMW ORACLE Racing 90.
Hull
Boat Type: Trimaran of carbon composite construction
Where Built: Core Builders, Anacortes, WA, USA
Hours to build: over 130,000 hours to date
Overall Length: 100-feet/30 meters
Waterline Length: 90-feet/27 meters
Beam: 90-feet/27 meters
Mast
Height: Up to 185-feet/55 meters
Where Built: Hall Spars, Bristol, RI, USA; Core Builders, Anacortes, WA, USA
Wing
Height: 187 ft / 57 m (compared to 102 ft / 31 m length of a Boeing 747 wing and 143 ft / 43.5 m length of an Airbus 380 wing)
Chord: 8 to 30 ft / 2.5 to 9 m
Width: 2 to 6 ft / 0.5 to 2.0 m
Surface area: 6725 sq. ft / 625 sq. m
Weight: 7,700 lbs / 3 500 kg (approx)
Design and R&D
BMW ORACLE Racing Design Team
Mike Drummond, Director; 30 designers and scientists
Principal Naval Architects: VPLP (Van Peteghem and Lauriot Prévost)
Sails
Mainsail: 6800 square feet; (630m2)
Genoa: 6700 square feet; (620m2)
Gennaker: 8400 square feet; (780m2)
Equivalent Size
• The infield of a professional baseball diamond
• Two basketball courts
Sailing Team
BMW ORACLE Racing Sailing Team (20 sailors on BOR 90 testing team)
• Skipper Russell Coutts (NZL)
• Tactician John Kostecki (USA)
• Helmsman James Spithill (AUS)


Fenomeno meteorológico único



Chama-se Morning Glory Cloud e é um fenomeno meteorológico único e apenas visível, de manhã, entre Setembro e Outubro no norte das Austrália, Golfo de Carpentarie.
Grande, pode estender-se até 1.000 km de comprimento e 1 a 2 km de altura.

Propulsor de proa e de popa rectrátil.



Uma solução interessante e vantajosa quanto á hidrodinâmica a navegar!

Plotter Zeus Z8 e Z12 da B & G



É a grande novidade deste ano da B & G, o primeiro plotter inteiramente dedicado aos veleiros.

Embora este fabricante esteja intimamente ligado ás regatas, este equipamento está completamente adaptado á vela de cruzeiro.

Apresentado em dois formatos, Z8 e Z12, ecrã de 8 e 12” respectivamente.
Na verdade o único defeito deste equipamento poderá ser o preço (aproximadamente € 4.600/Z12).

Toda a informação fica concentrada no ecrã, permitindo traçar bolinas cerradas que são automaticamente corrigidas em função os dados disponíveis no equipamento (leituras da giroutte, radar, info meto externa, etc), incluído alterações feitas diretamente no leme.

Vale a pena olhar para a informação detalhada do fabricante.



domingo, 2 de outubro de 2011