sábado, 5 de novembro de 2011

O Pé de Vento engalanou-se para a benção da viagem


Teve lugar ontem, 04/11/2011, no Clube Naval de Luanda o encontro de familiares e amigos tendo em vista a cerimonia solene da benção da viagem do Pé de Vento para Cabo Verde.

Contamos com a presença da Comodoro do CNL, Fernanda Veloso, na qualidade de madrinha da viagem. A cerimonia de bênção da viagem ficou a cargo do nosso querido Saraiva Lima, que de uma forma brilhante conduziu a praxe, conseguindo trazer uma carga emocional muito forte ao momento.

Seguiu-se um jantar de confraternização na "doca seca" do CNL.

Mais uma vez quero salientar o elevado nível de preparação da tripulação e embarcação para esta empresa que hoje terá inicio.

Deixo um apontamento fotográfico dos melhores momentos.

O preparador Zé nos últimos acertos da embarcação.

Momentos finais da estiva de frescos.

Excelente detalhe e prova do savoir-faire da Olga.

A tripulação com a Comodoro Fernanda Veloso.

Inicio da cerimonia da benção e oferenda à Kianda.



Saraiva Lima.






Comandante António Franca falando, claramente emocionado!


Soares, o marinheiro que esteve estes anos ao serviço do Pé de Vento



O convivio!




Ao centro o Comandante José Guilherme Caldas



Entrega dos galhardetes do CNL feita pela 
Comodoro Fernanda Veloso e Vice-Comodoro Baptista Borges

Volvo Ocean Race

Hoje arranca a primeira perna Alicante / Cape Town! 6.500 milhas, temo estimado - 20 dias.
A acompanhar nos próximos 9 meses....
Será que se vão cruzar com o Pé de Vento :-)


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mammatus



Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, nuvens mammatus formam-se sob a bigorna associada a uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.

A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a stratocumulusaltocumulusaltostratuscirrus e cirrocumulus. Também podem ocorrer em "trilhas de condensação" (nuvens artificiais provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pé de Vento - Teste de mar, 30/10/2011



No passado fim-de-semana teve lugar mais um teste de mar do Pé de Vento, tendo em vista, mais uma vez, a verificação de todos os equipamentos do barco.

Segue abaixo, á laia de foto reportagem, este dia de mar.


Momento da largada do CNL.


Comandante António Franca confiante!


Na aproximação ao canal de saída da baía, cruzamos com pescadores de moluscos, mambangas.




   
Na verdade tem algumas aves raras que não respeitão o Pé de Vento.... Bom agoiro J






Ainda no canal de saída, subiu-se a vela grande. Comandante Luís Cochofel em forma!


Não há misérias.....




Naturalmente, seguiu-se a genoa.



Ensaio envolve mesmo tudo, das entranhas do Pé de Vento, rapidamente se iça o estai de tempo.




Um dos momentos altos deste teste, abrir o parasail. Mostrou-se eficaz, ao levantar a proa da embarcação, fácil manobra e incrementando velocidade.





Recolhida a vela maravilha, apontamos uma agulha de 310º e fomos tranquilos com um vento de força 3.







A amarração dos tanques de combustível mostraram-se á altura, sem vacilarem um único momento, trabalho da equipe do Hélder Brito!





António na cozinha, preparando um chá para a tripulação! Um bom serviço de bordo....


Comandante Luís assume o leme no regresso a casa.



Baleias, a saudarem o Pé de Vento...


Chegada ao canal de acesso á marina.



Maré cheia, uma das boias de sinalização com um cabo um pouco curto......




Percorridas cerca de 40 milhas, tudo correu muito bem. Mais alguns ajustes de sintonia fina e ficará apenas aguardar as 12:00 de dia 5.

Este é o aspecto da tripulação e que reflete o seu estado de espírito!