sábado, 19 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 18/11/2011


Pesca, outra dor de cabeça. Pescar um dourado a 7 nós torna-se uma missão difícil! Se o peixe for crescido, é impossível. A cana vacilou, partiu e lá se foi peixe e cana. Tem mais a bordo...
Mais um dia sem peixe fresco, mas comeram bem.
A luta com a vaga e com algum cansaço que se faz sentir, o dia de hoje foi fertil na perda de alguns utensilios de cozinha e lá se foram panelas e tacho borda fora... Felizmente que num transatlântico como o Pé de Vento, esta palamenta de cozinha, mais uma privada directamente para o Brasil, é redondante e há mais a bordo. Na verdade verdadinha, acredito mais na ideia de largar peso para andar mais.... com aqueles dois, nunca se sabe!
Um pequeno á parte para o falar do nosso amigo Zé Alves-Pereira que ontem em Salvador, Brasil, numa saída com o seu trimaran, um Dragon Fly 35, com ventos de 47 nós teve alguns estragos na sua embarcação. Felizmente em porto seguro, ele encontra-se bem.
Quanto ás previsões de chegada e tendo e linha de conta que as agências de viagem se encontram fechadas ao fim-de-semana, vamos deixar isso para domingo!
O ultimo registo de rasteio é das 21:14.
Até esta hora e no dia de hoje foram percorridas cerca de 157 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.989.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma das melhores fotos do ano!

Tirada pelo fotografo Guilan Grenier durante a regata Transat Jacques Vabres 2011.


Pé de Vento - Info 17/11/2011


Pois o equador ficou para além da popa do Pé de Vento, como foi assinalado esta madrugada no Lais.
As praxes foram cumpridas, com as oferendas ao Rei Neptuno, uma boa champanhoca e uma forte emoção pelo momento vivido.
Com a tripulação em forma, o Pé de Vento navega á vela a uma velocidade média de 7 nós, mantendo o parasail pelo terceiro dia consecutivo no ar.
Os ventos que voltaram e uma corrente a 270ª a empurrar o barco e a ajudar a orçar, coloca-os na rota certa para o Mindelo. 
Prevemos no dia de amanhã poder começar a apontar intervalos mais certos para a data de chegada. Acertam-se os preparativos para a comissão de boas vindas.
As performance que estão a fazer não se coadunam com a pesca, pelo que as refeições voltaram aos enlatados em prol das milhas percorridas.
Depois do jantar, no poço, foram rodeados por golfinhos, deixando longos rastos fosforescentes ao longo e por de baixo do Pé de Vento, um bonito espectáculo. Uma boa companhia, um bom prenuncio. 
O ultimo registo de rasteio é das 21:13.
Até esta hora foram percorridas cerca de 150 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.833.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

É simplesmente lindo!

Pé de Vento - Linha do Equador

Apenas uma apontamento para informar que já se encontram a navegar no Atlantico Norte.
A passagem da linha do Equador teve lugar pelas 01:29 GMT.
Amanhã mais detalhes da festa a bordo.
O Rei Neptuno não consegui aparecer, andava por outras paragens a comer sushi e sashimi... Claro, muito saké, ficou por lá!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 16/11/2011


Aqui, pensavam olhando no horizonte, Cabo Verde? Será possível? E não é que foi mesmo....
Bem, o nosso atraso com a publicação de hoje deveu-se á falta de energia que caracteriza a cidade de Luanda! Mal de nós se o acompanhamento desta viagem estivesse pendente dessa dita energia :-)
Na verdade espera deveu-se a uma tentativa de publicar em directo, ao vivo e cores, private joke, a boa nova de que o Pé de Vento já navegava no Atlantico Norte. Infelizmente a tão aguardada passagem pelo equador apenas terá lugar dentro de uma hora, pelo que já será registada na publicação de amanhã.
Garantido de que o Rei Neptuno reserva algumas surpresas para estes estreantes nesta passagem!
Tudo decorre com grande normalidade.
O barco foi abastecido de combustível, numa estação de serviço da Sonangol, e a surpresa foi agradável o nosso Yanmar anda a beber pouco, desde a saída de Luanda gastou apenas 25 litros. Estamos bem para o periodo de calmaria.
Na verdade, depois da loucura, que foi aproveitada pela tripulação de uma forma exemplar para ganhar  milhas, entraram no buraco! O vento foi embora. Aguarda-os umas milhas a motor.
A alimentação aconteceu... enfim o António cozinhou! Assim, não desenvolvo mais o tema. Feijão á qualquer coisa, salsichas, enchidos e outras carnes... Estamos mesmo a ver. Serviu para matar a fome.
O ultimo registo de rasteio é das 22:00.
Até esta hora foram percorridas no dia de hoje cerca de 158 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1,682.


Pé de Vento - Aviso á navegação....

Meus caros amigos, neste momento o Pé de Vento, está a fazer, desde as 02:00, média de 11,24 nós.
A surfar!
Como podem ver no registo que acabei de retirar, estão a andar no mesmo patamar de qualquer um dos barcos da Ocean Volvo Race....
Grande Pé de Vento, GRANDE TRIPULAÇÃO!


Jacques Vabre / Volvo Ocean Race, inicio catastrófico

Desmastragem, perda de quilhas, cascos partidos, lemes avariados, entre outros, é o balanço do inicio da transatlantica Jacques Vabre e Volvo Ocean Race, marcado por uma serie de desistências.


Jacques Vabre
Bernard Stamm e Jeff Cuzon na balsa salvavidas á espera de serem resgatados pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa ao largo dos Açores.
Podemos ver o barco da Cheminées Poujoulat, um 60 IMOCA, cheio de água. Inicialmente pensou-se na perda total, mas foi possível rebocar até á ilha Terceira.


Volvo Ocean Race
O Abu Dhabi partiu o mastro com apenas seis horas de regata. Acabou por desistir da primeira perna, regressando á regata para a segunda a partir de Cape Town.


Jacques Vabre
Chegada do Akenas Vérandas, mais um 60 IMOCA, a Sables-d'Olonne, seu porto de abrigo. Partiu um vau e consequentemente o mastro.


Volvo Ocean Race
O Sanya com graves problemas no casco do VO70, deslaminagem, podemos ver nesta foto um dos tripulantes numa operação de inspecção com água pelo joelho...
Mais uma desistência da primeira perna, a retomar a regata em Cape Town.


Jacques Vabre
O Prince de Bretagne, um trimaran Multi50, partiu a estructura de fixação do casco de bombordo. O seu skipper, Lionel Lemonchios, consegui manter no lugar com a ajuda de um brandal até chegar a porto seguro em La Coruña.


Este arranque negro para estas duas regatas salda-se com um total de 13 desistências. Das quais ainda a salientar a perda da quilha num Class 40 da Iniciatives Alex Oliviers (Jacques Vabre) que, graças á habilidade da sua tripulação e apoio em mar de um rebocador, conseguiu chegar ao porto.

Pé de Vento - Volvo Ocean Race

É onde anda o Pé de Vento :-) Doldrums! Action, that what we need....


Volvo Ocean Race

Volvo Ocean Race

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 15/11/2011



Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.

A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

Ando a ler parte da obra da Sophia de Mello Breyner Andresen e achei por bem hoje começar com uma evocação ao mar com um poema dela.

Singradura - acto ou efeito de singrar. Rumo, por onde se singra. Espaço que se percorreu num dia, singrando.

Não sei os leitores se aperceberam ontem, mas o Pé de Vento bateu o seu recorde de singradura ao percorrer 188,231 milhas náuticas em 24 horas. Belo andamento levam os nossos rapazes.
Claro que o parasail tem ajudado neste desempenho. Manteve-se no ar até cerca das 02:00. Teve que ser recolhido devido ao excesso de vento que se fez sentir. Pela manhã voltou de novo a subir e com o pano todo no ar, o barco voltou a planar!
A boa disposição reina a bordo. As tarefas de higiene e limpeza continuam á desgarrada, se um faz a barba, o outro vai lavar os dentes, se um corta as unhas, o outro limpa os ouvidos... 
Tem sido um prazer falar com estes dois grandes amigos e fico muito satisfeito por os ver tão animados e poderem beberem ao máximo desta experiência inesquecível.
Sei que durante o dia conseguiram, ambos (não ao mesmo tempo... também era melhor rsrsrs) fazer umas belas sestas, recuperando de alguma forma a frescura atingida por algumas noites mal dormidas.
As refeições continuam a desenrolar-se a bom ritmo. Foi servida uma feijoada de carne seca com arroz branco e enchidos tradicionais para o almoço, seguindo-se ao jantar,mais ligeiro, uns fusilli aux champignon, regado com um belo tinto da nossa terra.
A embarcação aligeira-se do seu excessivo peso com o passar do tempo. É bom com a meteorologia que se avizinha, ausência de vento.
Acertos de rumo continuam a ser feitos no sentido de trocar as voltas a todos os querem ir esperar os rapazes a Cabo Verde e ver quem chega primeiro!
O ultimo registo de rasteio é das 21:20.
Até esta hora foram percorridas no dia de hoje cerca de 146 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.524.







Regata Luanda / Lobito - 11/11/2011


Teve lugar no passado dia 11 de Novembro a regata Luanda / Lobito, organizada pela Associação de Barcos de Cruzeiro à Vela(ABC), com o apoio do Clube Naval de Luanda e do Lobito Sports Clube - Ferrovia, enquadrada nas comemoração do dia da Independencia Nacional de Angola.
Saldou-se por um número reduzido de participantes, de salientar a falta do Vega Uno (o seu armador a participar numa outra aventura em duas rodas, Luanda / Porto), o Uanga, Ventosga (ex-Tuiga) e claro está o Pé de Vento.
Uma regata dura pela falta de vento, tornando-se numa clara prova de resistência para todas as tripulações.
O Cisco acabou por desistir cedo ainda perto do Kwanza ligado o motor. A decisão acabou se prender por razões pessoais, a tripulação tinha compromissos profissionais, não podendo chegar muito tarde ao Lobito.
Já perto do Lobito, e pelas mesmas razões, tivemos uma outra desistência, o Dolce Vita que acabou por accionar o famoso vento de porão....
O Sonho mostrou o seu potencial de regateiro com uma clara vitória, seguido do Adriana e do Guimar.
Vamos ver como irá correr o proximo fim-de-semana com o regresso, em regata, da frota para Luanda.
Abaixo as classificações e tempos.

Pé de Vento - Info 14/11/2011


Pois o dia de hoje, para recuperar o tempo perdido na captura do peixe de ontem, e porque o tempo assim o permitiu, foi lançada a arma secreta... Parasail no ar e conseguimos uma estonteante média de 8 nós! Gentilmente cedido pelo Comandante Helder Brito (Dolce Vita).
Pelo que me foi dito, de fácil manobra e muito eficaz no vento, esta vela sobe a proa dando uma excelente estabilidade e incremento de velocidade á embarcação sem qualquer esforço nem tão pouco riscos de adornar, pois esta tem a particularidade pelo seu formato (o rasgão central) de se auto ajustar. Uma boa aposta em longos bordos como estão a fazer neste momento.
O dia a bordo foi recheado de actividade. Grandes limpezas, quer dentro, quer fora. O amanhar um peixe com um metro e meio no poço do Pé de Vento deixa muita porcaria...
Neste euforia de limpezas, segui-se a roupa. Cada um lavou a sua, hehe!
Para o almoço bisaram os filetes desta vez preparados  na frigideira com vinho e acompanhado de arroz. O jantar foi sopa de lagosta (pacote) reforçada ainda com o mesmo peixe e massa. Parece-me bem!
Ainda há bastantes frescos a bordo, pelo a fruta ainda se mantém uma constante na dieta diária.
A tripulação mantém um moral muito elevado, encontram-se bem.
Como podem verificar pela imagem abaixo começa-se a notar de uma forma mais acentuada a correcção da rota de que falei ontem, inflectem para norte.
O ultimo registo de rasteio de hoje é das 23:31.
Até esta hora foram percorridas no dia de hoje 188,231 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.378,35.





domingo, 13 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 13/11/2011


Olhando para esta foto, o Pé de Vento, é sem duvida um barco bonito! O enquadramento também ajuda, lindos por de sol temos por terras de Angola.
As comunicações hoje foram escassas, mais viradas para a navegação.
Aproximam-se rápidamente de um ponto critico onde há necessidade de tomar decisões importantes no sentido de maximizar os ventos alisios e as corrente, está a chegar a famosa faixa junto ao equador onde o vento foge e entra a gestão do gasóleo. Chamo a atenção que nada disto é inesperado e estava no programa de viagem. Assim, tudo a correr conforme o planeado.
Ou tudo ou nada, a pesca hoje foi para bater recordes... Houve necessidade de recolher velas e cerca de duas horas de luta para retirar o grande peixe que pescaram, do tamanho do poço do Pé de Vento (pescador gosta de aumentar, mas vamos acreditar...).
Não consegui perceber que peixe se tratava, tinha um grande bico... Bom, deu filetes com fartura.
O ultimo registo de rastrio é das 18:00.
Até  esta hora forma percorridas no dia de hoje 110 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.190,14.



O ultimo registo de rasteio é das 23:15.
Até esta hor foram percorridas no dia de hoje cerca de 176 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.080.


Muito mar

Não me canso de ver este filme.

Farmácia de bordo


FARMÁCIA

A farmácia legalmente obrigatória será suficiente para pequenas viagens, mas insuficiente para grandes cruzeiros, sobretudo com uma permanência de alguns dias no mar. Em alguns portos poderá mesmo não existir a garantia de assistência medicamentosa sendo esta sugestão de farmácia um meio de prevenção.
A farmácia aqui representada é suficientemente completa para quase todo o tipo de viagens. Além dos medicamentos abaixo citados (Atenção: os nomes comerciais referidos são meros exemplos e não têm qualquer intuito propagandístico) deverão não se esquecer a medicamentação que poderão estar a tomar no momento. Também dependente para onde se navega, pode ser preciso levar anti-palúdicos e inclusivé vacinação (febre-amarela, etc.).
A farmácia deverá ser estanque e ser guardada num local fresco, próximo da linha de água e de fácil acesso. Deve ter em atenção ao prazo de validade dos medicamentos.
O livro de primeiros socorros Guia Médico Internacional para Barcos - Ed. Organização Mundial de Saúde é um complemento obrigatório desta farmácia. Não se esqueça também que se pode socorrer em termos médicos das estações de rádio, pelo que deve levar consigo quais as estações das regiões onde pensa navegar e as respectivas frequências.
Fármacos anti enjoo
Nausef
Strugeron forte
Enjomin (supositórios)
Primperan (supositórios)
Destoxicantes
Guronsan
Digestivos
Sais de Frutos
Pankreon forte
Sais de reposição
Huberlitran
Antihistamínicos
Fenistil gel
Fenistil retard (comprimidos)
Antibióticos
Augmentin
ESE 1000
Protectores solares
Cremes solares (factores altos)
Tratamento das queimaduras
Caladril
Protetores de picadas de insectos
Tabard
Tratamento de picadas
After byte
Anti-inflamatórios
Nimed
Nolotil
Traman
Ouvidos
Otocalma
Infecções de Pele
Fucidine
Regularizadores da flora intestinal
Ultralevure 250
Antidiarreicos antibióticos
Dimicina (+ Imodium)
Corticoides
Meticorten
Material anestésico tópico
Spray de Cloreto de etilo
Pomadas para massagem
Hirudoide
Analgésicos e antipiréticos
Aspirina
Ben-u-ron
Vasodilatadores coronários
Nitromin
Broncodilatadores
Aminofilina
Colírios
Visadron
Davicaína
Material de penso
Betadine
Micotopsym
Água Oxigenada
Álcool
Adesivo
Gaze e gaze gorda
Pensos rápidos
Algodão
Ligaduras elásticas de 5 e 10 cm
Créme gordo ou vaselina
Talas
Steril Strip
Agulhas e linha de sotura
Instrumentos
Tesouras
Pinças
Lâmina bisturi
Termómetro
Luvas esterilisadas
Alfinetes d'Ama
Diversos
Colar cervical
Manta térmica
Soro Fisiológico
Cold-Bag (gelo instantâneo)