terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A nossa passagem de ano!


Que mais podemos querer para um final de ano, se não estar no mar! 

Assim o fizemos! Aproveitando o fim-de-semana mais alargado, acabamos por ir explorar algumas belezas que a costa angolana nos oferece.

Rumamos para norte em direcção á enseada de Catumbo. 


A saída teve lugar do Clube Naval de Luanda pelas 18:00 do dia 30 de Dezembro de 2011.

O Cisco, um Bavaria 44, mostrou-se á altura, oferecendo aos seus cinco tripulantes uma excelente viagem de navegação nocturna. Pelas 22:00 foi servido um frango no forno acompanhado de arroz branco, que reconfortou todos do frio da noite e acabou por dar o pontapé de saída para o que se veio a mostrar como um excelente fim-de-semana gastronomico.

A noite mostrou-se fraca em ventos o que nos obrigou a ter um apoio de ventos de porão! Com este apoio, em cerca de sete horas percorremos as trinta e três milhas náuticas que nos separavam do nosso destino, sendo o ferro lançado na enseada de Catumbo, perto da foz do rio Lifune pelas 01:00 do dia 31/12/2011.

O acordar foi brutal, a enseada é linda.



O dia foi passado num verdadeiro dolce far niente! Entre banhos, cochilos e mais banhos, uma parte da tripulação rumou a terra para explorar e ver se conseguiam melhorar o nosso jantar, pois a nossa pesca resumiu-se a um redondo zero...


A expedição a terra foi muito produtiva. No regresso vieram com uma sacada de ostras e uma outra de lagostas! Jantar estava garantido.

Chegou o final do dia.


Ostras, lagosta, salada, courgettes no forno com emental, foi o jantar do ultimo dia do ano!




A meia noite foi bem passada a bordo, com o champanhe e as passas da praxe! 

O primeiro dia do ano passou-se a navegar. O vento veio ao nosso encontro e acabamos por levantar ferro pelas 11:00. Á laia de passeio percorremos cerca de 19 mn até á baía do Dande, chegando pelas 15:30.





A baía do Dande presenteou-nos um final de dia espectacular e uma noite tranquila, muito abrigado este recanto.


No dia 2 regressamos a Luanda com uma perna de 29 mn, algum vento, o suficiente para nos manter numa média de 4,2 nós. A chegada foi perto das 18:00.



Gostaria de chamar a atenção para um cuidado importante a ter na navegação costeira, que se prende com as redes de pesca. Tivemos dois incidentes, um de noite na saída de Luanda e um outro de dia na saída do Dande. Nenhum deles com gravidade, uma vez que resolvemos a situação sem grande dificuldade e sem prejuízo quer para o barco, quer para as redes. De uma forma geral, por estas paragem, as artes de pesca não estão ou estão mal sinalizadas, toda a atenção é pouca!

Por ultimo gostaria de deixar um agradecimento ao armador do Cisco por nos ter possibilitado este fim-de-semana fabuloso, bem como a toda a tripulação, com alguns estreantes, que se comportaram como verdadeiros marinheiros :-) e uma excelente companhia!

Um bom 2012 para todos e bons ventos