quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Limpeza de cascos debaixo de água.

Debaixo de água a película de vida limpa-se muito mais fácilmente que fora de água.


Hulltimo é a ultima novidade em equipamentos para limpar cascos de barcos dentro de água. O engenho com quatro rodas ligadas por lagartas mantém-se colado ao casco pela sucção gerada pela a aspiração junto de duas poderosas escovas em rotação. É conduzido a partir do cais ou do deck da embarcação por intermédio de um simples tablet com uma ligação wifi.

Naturalmente que não se trata de um equipamento destinado aos armadores de uma embarcação, mas sim aos profissionais da manutenção naval. Os cerca de 20.000 euros e a complexa manutenção assim o indica.
No entanto, os armadores serão beneficiados no sentido de terem uma manutenção com riscos minimizados, uma vez que não há necessidade de libertar a amarração da embarcação, reduzindo a zero o risco na manutenção.

Prático, este robot é transportado numa mala e apenas necessita de uma tomada de força de 220 V para operar. Os profissionais com este equipamento podem-se deslocar com facilidade nos pontões das marinas, sem a necessidade de movimentar as embarcações.
Exige bastante treino para a operação, tendo lugar a alguns dias de formação dos operadores.

Em alguns testes efectuados com cascos muito sujos, verifica-se que o equipamento é menos eficaz quando se depara com muita vida, nomeadamente cracas,  algumas ficam no casco depois da passagem do Hulltimo. No entanto este equipamento está mais vocacionado para a manutenção, manter os cascos limpos, do que para uma limpeza de fundo a um casco muito sujo.

O equipamento é conduzido como um carro de lagartas. As duas escovas criam a sucção necessária para o manter seguro ao casco.

Para um operador inexperiente surgem algumas dificuldades no inicio com saber onde se encontra o robot. Mesmo com as câmaras que se encontram instaladas na frente e na traseira do equipamento, dando as imagens no tablet de controlo, estas ficam de difícil interpretação para os menos experientes quando ele se encontra de cabeça para baixo.

Muito automatizado, permite ultrapassar algumas dificuldades, como por exemplo a limpeza dos cantos da ligação do casco com o patilhão, por intermédio de um braço articulado com uma escova suplementar que permite limpar estes ângulos mais fechados. Este mesmo braço irá permitir a limpeza a cima da linha de água.


Filme do equipamento em acção.

Hulltimo é ecológico, dotado de um filtro, tipo saco, que recupera todo o lixo proveniente da limpeza. Este facto permite a sua utilização em qualquer marina.


Com este equipamento não se vai eliminar definitivamente a saída das embarcações da água, mas seguramente vai reduzir o numero de saídas.

Os valores praticados pelas intervenções com este equipamento são deste tipo de grandeza, um veleiro com 10 metros, 200 euros. No final o cliente recebe um filme e fotos do trabalho efectuado.


Ainda sobre os testes realizados verifica-se que por vezes não elimina o mergulho, pois tem zonas da embarcação que o equipamento não trabalha bem, como por exemplo os helices. No entanto, será um equipamento a seguir e sua evolução.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Banque Populaire V - Recorde batido!



Nas ultimas semanas temos acompanhado esta tentativa de fazer cair o recorde da volta ao mundo pelo Banque Populaire V.
Está feito! Pelas 23:14 desta passada sexta-feira, 6 de Janeiro, ao largo de Ouessant o maxi trimaran  tirou o Troféu Júlio Verne á Grouparama 3 (skipper Franck Cammas) que o tinha em seu poder desde 2010, retirando dois dias e 18 horas, 1 minuto e 59 segundos ao anterior recorde.
Loïck Peyron e os seus 13 companheiros no VPLP de 40 metros, fazem a viagem de circum-navegação em 45 dias, 13 horas, 42 minutos e 53 segundos, ou se preferirem, 29.002 milhas a uma média de 26,51 nós. Magnifico


Mais de 6.000 pessoas assistiram á chegada da embarcação.

Reparem na velocidade...... coisa pouca!